top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Guia da indústria paraense com diretrizes de baixo carbono é lançado na Semana do Clima NYC

  • Mayra Leal
  • 1 day ago
  • 4 min read

Updated: 18 hours ago

ree


“A Jornada COP+ hoje lança aqui, em Nova York, um guia, resultado de estudos amplos. Passamos desde a sociobioeconomia até a infraestrutura; comunicação e governança sobre o nosso estado e nossa região; transição energética; transformação digital; vários eixos temáticos que pudessem redundar num novo modelo de desenvolvimento econômico para o nosso território”. A fala é do presidente da FIEPA e da Jornada COP+, Alex Carvalho, para o auditório lotado do SBCOP High Level Event, na Bloomberg, dentro da Semana do Clima de Nova York. Momento histórico de lançamento mundial e oficial das “Diretrizes para uma Indústria de Baixo Carbono” da Jornada COP+, movimento multissetorial liderado pela FIEPA.       


O documento é resultado do trabalho realizado nos comitês do movimento, e reúne as proposições da indústria para uma nova agenda ambiental, social e econômica na Amazônia brasileira. A Semana do Clima de Nova York é o principal evento de ação climática do mundo antes da COP30, em novembro, em Belém.             


O governador do Pará, Helder Barbalho, também participou do evento e falou sobre geração de empregos verdes e a importância da floresta em pé lado a lado com o desenvolvimento. “Aproveito aqui para destacar que, na próxima semana, inauguraremos o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, localizado em Belém. Um marco para a região e um dos legados deste governo para a Amazônia”, destacou Helder Barbalho, que também elogiou as iniciativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da FIEPA.      


Para o ministro das Cidades, Jader Filho, o tema urbano também precisa ser debatido e discutido, para que os recursos previstos de grandes economias do mundo criem alternativas que melhorem a qualidade de vida das populações. “Que cuide do nosso meio ambiente, mas que também a gente possa melhorar a qualidade de vida nas cidades, levando esses investimentos para melhorar a questão do esgotamento sanitário, a questão do abastecimento de água, melhorar a mobilidade urbana nas nossas cidades. Esse é o tema que nós estamos discutindo aqui com a CNI, e ao longo desses dias que estivermos aqui em Nova York. Que a COP seja a COP das florestas, mas que a gente discuta também o tema urbano", pontuou o ministro.


Para o CEO da Hydro - correalizadora da Jornada COP+, Anderson Baranov, a Semana do Clima, em Nova York é muito importante como o último evento internacional pré COP. “A Hydro está aqui para discutir tudo que ela vem fazendo em relação à positividade das suas operações, como descarbonização etc. Fazer parte da SB COP é muito importante. Acho que a gente tem uma oportunidade única no Brasil de divulgar o nosso país, mostrar ao mundo não só a cultura paraense, mas também tudo que a gente faz da melhor maneira possível em relação ao meio ambiente e às pessoas. Mas ao mesmo tempo, mostrar ao mundo os desafios que o Pará tem, que a Amazônia tem em relação ao meio ambiente, em relação a investimentos. Muito se fala de COP sem conhecer, e essa é uma oportunidade única para que todo mundo conheça nossa Amazônia, nosso Pará, nossa Belém, toda nossa cultura e tudo que a gente faz melhor como indústria", declarou Baranov. 


Semana do Clima NYC


ree

A programação reúne líderes globais de empresas, governos, das Nações Unidas, academia e a sociedade civil, em torno de discussões e acordos para a redução de emissões de gases do efeito estufa. Como parte da programação desta segunda-feira, 22, a comitiva da FIEPA, também marcou empresa na programação do jornal Valor Econômico em parceria com a Amcham; e na programação promovida pela Câmara de Comércio Americana: uma roda de conversa no Banco da América reunindo ministros, embaixadores e grandes empresas para alinhar compromissos rumo à COP30, em Belém.


Entre os participantes, representando o Brasil e a Amazônia, estiveram presentes Tatiana Rosito, secretária do Ministério da Fazenda; Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil nos EUA; Dan Ioschpe, liderança internacional em sustentabilidade e  Campeão Climático de Alto Nível da COP 30 ; Marcella Novaes, vice-presidente da FIEPA e da Jornada COP+; e Ricardo Mussa, presidente da SB-COP.  O encontro destacou o papel estratégico do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono, e reforçou que a Amazônia deve ser vista como fonte de soluções, inovação e negócios sustentáveis.


A participação da FIEPA, na Semana do Clima de Nova York, é uma parceria com a Sustainable Business COP30, iniciativa da CNI que amplia a presença qualificada da indústria nas negociações climáticas. Para o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, o evento é uma agenda estratégica de preparação para a conferência em Belém. “É a oportunidade de consolidar o engajamento da indústria brasileira e reforçar que as empresas estão dispostas a contribuir com soluções de alcance global para a transição climática”, ressalta.

 

ree


Documento reúne dez recomendações para a economia verde


O documento “Diretrizes para uma Indústria de Baixo Carbono” consolida as proposições formuladas a partir de discussões realizadas por especialistas em dez grupos de trabalho da Jornada COP+: comunicação e advocacy, infraestrutura e logística, atração  de investimentos, economia de baixo carbono, mulheres e povos tradicionais, sociobioeconomia, economia circular, transformação digital e inovação, transição energética e rastreabilidade das cadeias de valor. Sob a liderança de onze especialistas das áreas, sua elaboração contou com 180 participantes e 153 organizações de mais de 30 setores. 


Foram elaboradas dez principais recomendações estratégicas, consideradas fundamentais para o avanço da sustentabilidade: descarbonizar a matriz energética com biomassa sustentável; fortalecer a rastreabilidade das cadeias de valor, consolidar a economia circular como eixo estruturante; estruturar a sociobioeconomia amazônica; fortalecer o protagonismo de mulheres e povos tradicionais da Amazônia; atrair investimentos verdes; expandir a inclusão e a infraestrutura digital; garantir infraestrutura para integração regional; construir unidade pela reputação da Amazônia; e capacitar empresários e equipes em estratégias de baixo carbono.


As diretrizes são a contribuição da indústria amazônica para o documento Legados da Sustainable Business COP30 (SB COP) para a COP30, que reunirá as propostas, experiências e soluções para uma economia de  baixo carbono desenvolvidas pelo setor privado. 


Jornada COP+ 


Realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Instituto Amazônia+21, a Jornada COP+ é correalizada pela Hydro, com o patrocínio super master da Vale e da Albras, e patrocínio premium da Guamá Tratamento de Resíduos, da SINOBRAS e da Bayer. A iniciativa foi idealizada pela Temple Comunicação e tem o apoio da Ação Pró-Amazônia, Consórcio Interestadual Amazônia Legal, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), SESI e SENAI.


 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page