top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Líder em alumínio reforça compromisso com a sustentabilidade da Amazônia no segundo dia da Semana do Clima NYC

  • Mayra Leal
  • 9 hours ago
  • 2 min read

ree

O segundo dia da programação da indústria amazônica na Semana do Clima de Nova York foi marcado pelo debate sobre sustentabilidade na mineração, principal setor econômico do Pará. A programação promovida pela Hydro, co- realizadora da Jornada COP+, contou com paineis sobre os caminhos até a COP30, os desafios para a mineração sustentável, e lançou projeto de bioeconomia no Pará. O evento teve a participação do presidente da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) e da Jornada COP+, Alex Carvalho.


Em painel que discutiu os caminhos para a COP30, o presidente da FIEPA destacou o trabalho coletivo da Jornada COP+ como movimento multissetorial pela transição justa, e reconheceu o empenho de empresas como a Hydro, pela valorização das riquezas naturais e da população que vive na Amazônia. Alex também destacou a importância da descarbonização na indústria do Pará, eixo estruturante do movimento liderado pela federação. "A Jornada COP+ é um processo amplo e diverso, que busca transformar ideias em ações. Nosso objetivo é construir caminhos para uma indústria com menos emissões de CO₂, mais resiliente no uso dos recursos naturais, socialmente responsável e competitiva”, afirmou.


Durante o painel, Carvalho mostrou ao público o brinde entregue pela comitiva da FIEPA aos participantes da Semana do Clima NYC: uma pulseira feita com caroço de açaí e embalada em folha de cacau, união dos dois grandes produtos da biodiversidade paraense e que preservam a floresta em pé. "Essa é a bioeconomia que nós queremos. Queremos escala para isso sem perder a essência do pequeno e do médio produtor que faz o bom uso da natureza", afirmou o presidente da FIEPA.

ree

A bioeconomia também foi destaque de projeto lançado durante a programação. Autoridades e líderes empresariais assinaram termo de compromisso que dá início ao projeto “Corredor” da Hydro, que quer promover a bioeconomia na região de atuação da empresa, em parceria com empresas e ONGs. "A proposta desse programa é olhar para a cadeia do alumínio e trazer os parceiros para investir na região onde a Hydro opera, no corredor entre Paragominas e Barcarena para promover o desenvolvimento de florestas, a bioeconomia e usando as florestas para o desenvolvimento socioeconômico da região. É uma região que se tiver as condições adequadas de produção para a bioeconomia tem um potencial enorme para desenvolver, por meio das comunidades indígenas e tradicionais, uma revolução para aquela região da Amazônia”, explicou Eduardo Figueiredo, vice-presidente sênior de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro.


A programação de painéis também contou com autoridades como Anderson Baranov, CEO da Hydro; Renata Nobre, secretária adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará; Raul Jungmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração; e Jader Filho, Ministro das Cidades.


Jornada COP+

Realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Instituto Amazônia+21, a Jornada COP+ é correalizada pela Hydro, com o patrocínio super master da Vale e da Albras, e patrocínio premium da Guamá Tratamento de Resíduos, da SINOBRAS e da Bayer. A iniciativa foi idealizada pela Temple Comunicação e tem o apoio da Ação Pró-Amazônia, Consórcio Interestadual Amazônia Legal, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), SESI e SENAI.

 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page