Notícias

EQUIPES DO SESI PARÁ PARTICIPAM DE ETAPA NACIONAL DO TORNEIO DE ROBÓTICA, EM BRASÍLIA

EQUIPES DO SESI PARÁ PARTICIPAM DE ETAPA NACIONAL DO TORNEIO DE ROBÓTICA, EM BRASÍLIA

EQUIPES DO SESI PARÁ PARTICIPAM DE ETAPA NACIONAL DO TORNEIO DE ROBÓTICA, EM BRASÍLIA

Seis equipes do Serviço Social da Indústria (SESI Pará) vão participar, entre 28 de fevereiro e 2 de março, em Brasília, da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, considerado uma das maiores competições de robótica educacional do mundo. Participam mais de 2 mil estudantes de 9 a 19 anos de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas de todo o país. Os vencedores classificam para o torneio mundial que acontece em Houston, nos Estados Unidos, em abril deste ano. 

 

No Torneio, os estudantes colocam em prática a construção e programação de miniaturas de carros de Fórmula 1, robôs pequenos de LEGO e robôs gigantes, com até 1,2 metro de altura e 56 kg. Eles também são avaliados pelas ações sociais e projetos de inovação desenvolvidos em prol de demandas reais da sociedade. No total, serão 263 equipes reunidas em uma área de mais de 30 mil m² no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

 

A competição de robótica acontece em quatro modalidades: FIRST LEGO League Challenge (FLLC) - na qual alunos de 9 a 15 anos constroem robôs de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades em 2 minutos e meio;  FIRST Tech Challenge (FTC) - na qual estudantes do ensino médio constroem robôs de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks; FIRST Robotics Competition (FRC) -  que envolve alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e têm 1,2 metro de altura; e F1 in Schools - na qual as equipes constroem um carro em miniatura, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento.

 

A estudante Maria Clara Madruga vai participar pela primeira vez do torneio nacional, defendendo a equipe TecnoXingu, do SESI Altamira, e está otimista por um bom resultado na competição. “Nossa preparação foi boa, a gente conseguiu programar o robô no tempo que a gente queria e agora só estamos fazemos os últimos ajustes. Por ser a nossa primeira vez, estamos bem animados, ansiosos, e também bem otimistas. A  gente espera ter um bom desempenho lá e trazer algum dos prêmios que estamos disputando”,  destaca o estudante de 14 anos.

 

Para o mundial, o Brasil terá o maior número de vagas desde que começou a participar da competição. São 12 no total: 3 na modalidade FLLC, 3 na modalidade FTC, 4 na modalidade FRC e mais 2 vagas garantidas de FRC das equipes que ganharam o prêmio de Engenharia no mundial do ano passado (o prêmio dá direito à vaga no ano seguinte, com patrocínio da Nasa). No ano passado, foram 10 vagas, o que mostra que os estudantes vêm ganhando projeção internacional no torneio. 

 

“A robótica já faz parte da matriz curricular do SESI desde 2010 e os resultados que temos alcançados nos torneios são reflexos desse investimento. Entendemos que a utilização da robótica em sala de aula é fundamental para criar um futuro mais produtivo e sustentável para a indústria e para a sociedade, pois instiga os estudantes a buscarem soluções e, de forma prática, aplicarem o conhecimento”, comenta Márcia Arguelles, Gerente Executiva de Educação do SESI Pará.

 

Conheça as equipes do SESI Pará que irão participar do torneio de robótica:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA