Nota de Desagravo

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) vem por meio desta trazer informações à sociedade por conta de notícias inverídicas publicadas acerca da Federação e de seus dirigentes. A entidade há 72 anos cumpre seu papel de porta-voz na defesa de interesses do setor industrial e é a principal parceira para o desenvolvimento da indústria no Estado, tendo uma atuação reconhecida localmente (aqui no Pará) e nacionalmente, atingindo as metas propostas pelo departamento nacional do Sistema Indústria.

O presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, há três mandatos no comando da entidade, foi eleito por unanimidade em todos eles. Antes de assumir a presidência, com a morte do então presidente Danilo Remor, já possuía um histórico de sindicalismo no Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Pará (Sigepa), um dos associados da FIEPA, além de ter ocupado vários cargos na diretoria da Federação. Sua gestão é reconhecida pela competência, responsabilidade, dedicação, zelo e probidade. Por conta disso, recebeu premiações, homenagens e reconhecimentos nacionais e internacionais de outras entidades de classe e dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Empresário do setor gráfico, ele administra uma empresa sólida e tradicional no mercado, com mais de 70 anos de fundação, sendo uma das pioneiras do setor no Estado.

Na sua atuação pelo desenvolvimento regional, José Conrado Santos é ex-presidente e membro da Ação Pró-Amazônia, que visa o desenvolvimento socioeconômico da região. Seu papel em defesa do setor industrial tem abrangência nacional, levando-o a compor, como vice-presidente, a atual diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O vice-presidente da FIEPA, Alex Dias Carvalho, é engenheiro há 25 anos, com graduação pela Universidade da Amazônia (Unama) e mestrado pela Escola Politécnica da USP na área de Infraestrutura de Transportes. Possui uma vasta trajetória de liderança sindical: é presidente há cinco anos do Sindicato das Indústria da Construção Civil (Sinduscon), está no segundo mandato e foi reeleito por unanimidade. Representa nacionalmente o setor por meio de seu cargo de vice-presidente Regional Norte da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Além disso, é titular do Conselho Fiscal do SESI Pará e representa a FIEPA no Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (CDE).

A FIEPA sempre foi formada por empresários que tem como objetivo cumprir a missão de defender a indústria no Pará. Em 2022, com a abertura do período eleitoral, a Federação olha para o seu passado, reconhecendo todos aqueles que fizeram dela, nessas mais de sete décadas, uma entidade de respeito e reconhecida pelas indústrias, trabalhadores e sociedade em geral. Ao mesmo tempo olha para o seu futuro, na certeza de que aqueles que derem continuidade a esse trabalho vão seguir construindo essa história de sucesso, que também é a história de desenvolvimento do Estado.