Notícias

PESQUISA DO SENAI REVELA OS 10 CURSOS TÉCNICOS QUE MAIS EMPREGAM

PESQUISA DO SENAI REVELA OS 10 CURSOS TÉCNICOS QUE MAIS EMPREGAM

PESQUISA DO SENAI REVELA OS 10 CURSOS TÉCNICOS QUE MAIS EMPREGAM

Com o principal objetivo formar profissionais para o mercado de trabalho, o curso técnico é o caminho para quem busca emprego e ascensão na carreira, já que ele também dá base para uma formação de nível superior. Pesquisa realizada entre 2021 e 2023, com ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), principal instituição que forma para a indústria, mostra que, em média, 84,4% dos egressos no Brasil estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. No Pará, o número é ainda melhor: em média, 91,2% dos egressos dos cursos técnicos do SENAI estão inseridos no mercado de trabalho.

No geral, em termos de Brasil, existem muitos cursos com índice superior a 90%. É o caso dos cursos técnicos em Mecânica (96,5%), Alimentos (95,2%), Mecânica de Manutenção (94,7%), Refrigeração e Climatização (94,5%), Eletromecânica (94,4%), Automação Industrial (93,2%), Fabricação Mecânica (93%), Eletrotécnica (92,7%), Soldagem (91,3%) e Manutenção de Máquinas Industriais (90,6%). Ainda segundo a pesquisa, há um incremento de 25% na renda dos profissionais após formados. A renda média salarial dos egressos de nível técnico é de 2,3 salários-mínimos.

No caso de Mayro de Abreu, recém-formado no curso técnico em Mecânica Industrial do SENAI Getúlio Vargas, em Belém, a vaga de emprego veio antes mesmo dele finalizar a capacitação. Hoje ele atua nos serviços de manutenção de uma indústria do ramo de produtos alimentícios, atuando desde os serviços de reparo simples até os mais complexos, como restauração de bombas e redutores. Antes de decidir pelo ensino profissionalizante, Mayro trabalhava por conta própria, tinha uma papelaria.

Foi com o curso técnico, porém, que as melhores oportunidades de trabalho passaram a surgir. “Foi um replanejamento de vida, pois eu havia feito uma faculdade e não consegui emprego, e pela necessidade comecei a trabalhar por conta própria, e foi justamente por meio do curso técnico que as portas se abriram e eu pude me encontrar”, conta o mecânico industrial, de 29 anos.

Segundo o Diretor do SENAI Pará, Dário Lemos, outras áreas também se destacam em empregabilidade no estado.  “A principal demanda é para o setor da Construção Civil, que precisará qualificar, em quatro anos, mais de 30 mil pessoas no Pará. Outros setores que se destacam pela alta demanda são os de Metalmecânica, Logística e Transporte, Alimentos e Bebidas, Eletroeletrônica, Madeira e Móveis, Automotiva, Telecomunicações e Tecnologia da Informação”, aponta o diretor.

Na edição 2021-2023 da pesquisa, 17,5 mil concluintes de cursos técnicos de nível médio responderam a fase 1. A fase 2, realizada de maio de 2022 a maio de 2023, abrangeu 5,8 mil ex-alunos; e a fase 3 ouviu 419 empresas que contrataram. “Essa demanda da indústria vem sendo bastante premente e o que o SENAI faz é identificar essas necessidades, qualificar as pessoas e dar possibilidade para que elas ocupem essas vagas de emprego no setor produtivo”, conclui Dário Lemos.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA